Assine nossa newsletter:

Ir

LÍBANO / BEIRUTE

27 de janeiro de 2017 por Doriana Campos . 11 Comentários

Por Márcia Atui

Fui passar uma semana no Líbano.
Sempre alimentei um sonho de conhecer Beirute, meus avós maternos e paternos vieram de lá. A ligação entre Brasil e Líbano existe há muito tempo. No ano de 1840 os primeiros libaneses desembarcaram no país, e temos a maior comunidade de libaneses e descendentes fora do Líbano.
O Líbano é um pequeno tesouro no centro do Oriente Médio e oferece aos turistas um mosaico bem diversificado de atrações, como a linda costa lapidada pelos montes e Alpes que margeiam o Mediterrâneo; os vales férteis do interior que surpreendem pela imensidão verde e a cosmopolita capital Beirute. Tudo isso em um território de cerca de 225 km distribuídos por 46 km.
Sua natureza faz com que seja o único país de origem árabe que possui as quatro estações do ano bem definidas. Não importa qual delas, sempre há algo incrível para desfrutar. De estações de esqui no inverno às baladas nas praias do verão mediterrâneo.
Logo no primeiro dia em Beirute fui fazer um passeio caminhando e já fui surpreendida pelas belezas da cidade com seus edifícios estilo anos 60 restaurados ao lado de prédios novos frutos da especulação imobiliária que acontece em Beirute com uma rapidez incrível.
foto 1
Fiquei hospedada no bairro de Ashrafieh, no Sofitel Le Gabriel, escolha perfeita. Hotel muito confortável e localização ótima.

foto 2
De lá é possível fazer agradáveis caminhadas até o Centre Ville que foi totalmente restaurado e conta com lojas chiquérrimas de grifes internacionais, joalherias e excelentes restaurantes, alguns filiais dos localizados em Paris.
image
Caminhando-se um pouco se chega a Zeitunay Bay situada na marina de Beirute, projeto concebido como uma praia urbana, contendo varias plataformas sobrepostas, remanescentes de ondas do mar que oferecem espaços ao ar livre e áreas públicas para exibição de obras de arte. Restaurantes e lojas, além do Yacht Club, que foi concluído em 2014.

foto4

Em meio aos edifícios suntuosos e modernos da marina de Beirute localiza-se o Hotel Phenicia e o icônico Hotel São Jorge, e, caminhando em direção ao sul chega-se ao Corniche de Beirute. O Corniche é um calçadão à beira-mar de quase 5 km. O local é maravilhoso para caminhadas e bicicletas. As palmeiras e a visão dos cumes do Monte Líbano, e do Mar Mediterrâneo, enchem os olhos. É um dos passeios mais procurados pelos moradores de Beirute.
foto5
Do outro lado está a famosa Universidade Americana de Beirute, e também, cafés, restaurantes, hotéis, cafeterias onde se fuma o narguile, entre outros.
É no bairro de Ashrafieh que está localizado o “Sursock Museum”.
O edifício onde funciona o museu é um exemplo da arquitetura libanesa com influência da arquitetura italiana, especificamente veneziana e arquitetura otomana. É uma das poucas moradias restantes de sua época em Beirute e está localizado na histórica Rua Sursock. A rua abriga outras mansões que foram construídas no século XIX pelas famílias mais proeminentes de Beirute.
image

O Sursok é um museu de arte contemporânea e um de seus principais eventos é o “Salon d’Automne” que reune artistas emergentes e consagrados em uma exposição que acontece a cada 02 anos. Seguindo as tradições do histórico Salão de Paris, o Salon d’Automne é um lugar onde os artistas podem mostrar novos trabalhos a um público amplo, sinalizando tendências e mudanças na cena artística. O mais notável Salon ocorreu em 1964, onde o movimento para a abstração na arte era claramente perceptível. Desde então, o evento vem reunindo artistas, críticos de arte e público em um animado debate sobre o estado da arte no Líbano. O deste ano conta com 52 artistas trabalhando em pinturas, instalações e até vídeos.

Só o prédio já vale a visita, sensacional!!!
Sursock Museum
Greek Orthodox Archbishopric Street
Ashrafieh, Beirut, Lebanon
www.sursock.museum

Ainda falando de arte contemporânea, não posso deixar de citar aqui a Aisthi, fundada pelo magnata da moda e colecionador de arte, o libanês Tony Salamé ainda na época da guerra civil libanesa, introduzindo marcas de luxo como Prada e Dior na sua sitiada Beirute.
Tudo começou em 1989, quando Tony Salamé sonhou em criar um estilo de vida para o novo milênio. Desde a sua criação, Aïshti cresceu de uma única loja de roupas até uma cadeia de sucesso, globalmente reconhecida por abrigar marcas de luxo. Com filiais em todo o Líbano, Aïshti reuniu sob mesmo teto algumas das mais prestigiadas marcas de moda do mundo, incluindo Prada, Miu Miu, Saint Laurent Paris, Dolce & Gabbana, Dior, Valentino, Roberto Cavalli, Marc Jacobs, Burberry, Fendi, Chloé e muitos mais.
Após 26 anos de sucesso com a moda, ele trouxe também à Beirute grandes nomes da arte contemporânea, e em outubro do ano passado inaugurou a Aïshti by the Sea, em Antelias.
A Fundação Aïshti está inserida em um impressionante edifício geométrico que também abriga uma loja de departamentos de luxo, localizados em uma praça pública ao longo do Mediterrâneo. O arquiteto britânico David Adjaye, fez referência aos tradicionais telhados de terracota da cidade colorindo o exoesqueleto cerâmico do prédio de um rico vermelho. A fundação e a loja de departamentos se comunicam através de passagens e janelas. A loja abriga cinco andares de moda selecionada, jóias e marcas de móveis, bem como restaurantes e cafés, uma livraria, “spa” e um bar no último andar com uma vista maravilhosa de Beirute emoldurada pelo mar.Imperdível!
www.aishti.comfoto 7

A culinária libanesa sempre foi uma das atrações turísticas principais do país e hoje em dia já é consumida pelos quatro cantos do mundo. Considerada uma herança familiar, a gastronomia tradicional é refinada e preparada como forma de reverência. Fartura e variedade são características marcantes em uma refeição libanesa.
Durante minha estada conheci vários restaurantes e não posso deixar de citar o Liza.
O primeiro “Liza restaurant” foi aberto em Paris, em abril de 2005 por Liza e Ziad Asseily, criando o melhor reduto para comida libanesa no distrito de Bourse. Apaixonada por sua cidade natal, o Líbano, resolveu arriscar e reformar uma grande mansão do século XIX, em Ashrafieh, onde exibe obras de arte de jovens artistas libaneses e duas das quatro salas de jantar são decoradas pela “designer” Maria Ousseimi com papel de parede que reproduz folhas de bananeiras, notas da antiga libra libanesa e silhuetas de edifícios bombardeados em Beirute. A cozinha é uma interpretação surpreendente e moderna dos pratos tradicionais como kebbe nayye (tartar de cordeiro) e loukoz bel selek (robalo com tahini), enquanto o hummus, tabbouleh e babaganuch são de comer rezando!!!!
Vale a pena conferir o brunch, onde se pode experimentar todos os pratos frios e quentes da culinária libanesa, além das sobremesas árabes e francesas preparados com maestria!!!
foto 8
www.lizabeirut.com
Doumani Street,
Ashrafieh, Beirut, Lebanon
+961 1 208 108, +961 71717105

E os restaurantes do Albergo Hotel, um hotel boutique da cadeia Relaix Châteaux, endereço icônico, único no Líbano. Em um casarão de 30 anos, com trio de janelas dianteiras, pórtico Otomano e escadaria. No interior, a decoração destaca a história e transcreve a alma de uma casa libanesa, fazendo com que o viajante encontre a intimidade acolhedora da casa de amigos, sinais de uma civilização milenar além de uma lendária hospitalidade.
No terraço do ultimo andar do hotel, avista-se o mar mediterrâneo e os picos do Monte Líbano. Ai neste terraço é que esta o Restaurante Panorâmico Albergo, decorado com enormes tapetes persas, lustres, moveis marchetados, enfim uma mistura de gêneros, característica do estilo libanês.
No andar térreo localiza se o Al Dente, restaurante italiano, em um ambiente aconchegante, elegante e original, decoração oriental em tons de vermelho e prata, inspirada nos anos 40 e uma comida deliciosa.
Na lojinha do hotel, uma seleção de recordações icônicas do Líbano, tais com sais de banho do Mar Morto, sabonetes de Aleppo decorados, garrafas, moedas raras e várias recordações que vão deixar sua estada inesquecível!!!!
Vale conferir o Albergo, nem que for só para conhecer, almoçar ou jantar no Al Dente e no Albergo Restaurante.
foto 9
www.albergobeirut.com
137 Rue Abdel Wahab El Inglizi
Beirute
+961 (0) 1 33 97 97
+961 (0) 1 33 99 99

Por hora é isto, aguardem mais dicas no próximo post sobre esta minha viagem inesquecível ao Líbano!!!!!

 

Deixe o seu comentário

11 Comentários

  1. Murilo Cruz disse:

    Pena que fui a Beirut antes de ler o seu texto.Juro que deu vontade de voltar! Parabéns!

  2. Ruth Carvalho disse:

    Amei as fotos. Também quero conhecer aquela região , algum dia.

  3. Mima Garcia disse:

    Marcia você deu um panorama tão bem descrito que ficou com gosto de quero mais. Obrigada pelas dicas e aguardamos mais.

  4. Eliane Castro disse:

    Bem legal! A leitura do texto desperta a vontade de ir, ver e ficar.

  5. Marcia disse:

    Adorei ! Muito bem feita. Sempre tive vontade de conhecer o Líbano. Meu avô nasceu lá. Depois de ler o artigo, a vontad aumentou. Lindas fotos.




Outras matérias

A COZINHA DE NEKA MENA BARRETO

“Meu trabalho é estar de acordo com o que vivo,...

CHICAGO

Por Márcia Atui Passei uma semana em Chicago, meu destino...

SEABOURN CRUISE

Por Doriana Campos   Imagine um navio luxuoso,  com uma...

Savannah

Por Márcia Atui Hoje vou falar sobre Savannah, a cidade...

CHARLESTON

Por Márcia Atui   Na minha ultima viagem aos Estados...

RIO: BARES E RESTAURANTES

Por Márcia Atui E para os amantes de bares e...

DICAS DO RIO

Por Márcia Atui   Prometi compartilhar mais algumas dicas que...

Fim de semana no Rio de Janeiro

Por Márcia Atui   Sou fã do Rio, sempre que...

LÍBANO / BEIRUTE

Por Márcia Atui Fui passar uma semana no Líbano. Sempre...

A BELA DO DIA

A Bela do Dia, floricultura criada pela jornalista Marina Prado...