Assine nossa newsletter:

Exercitar

EQUOTERAPIA

28 de outubro de 2016 por Doriana Campos . 2 Comentários

Uma das terapias que fazem uso dos animais, é a Equoterapia que deriva do latim equus (cavalo) e therapéia (tratamento). Esta modalidade alia técnicas de equitação e atividades equestres com a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência. É uma atividade que exige a participação do corpo inteiro.
c01

O passo do cavalo estimula o deslocamento do corpo no espaço e com isso exercita o equilíbrio, a coordenação, o tônus muscular e a postura. Além disso, possibilita ganhos motores e psicológicos aumentando auto-estima, auto-confiança e consciência corporal.

A interação com o animal, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização. Ainda na esfera social a Equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como: ajudar e ser ajudado, aceitar regras, limitações  próprias e do outro.

c02

E mais um  benefício, permite que o paciente participe de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo, que se torna um amigo digno de total confiança.

Indicações

A Equoterapia é indicada para pessoas à partir dos 02 anos de idade, sem limite para idade, portadoras de diversas patologias; doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; seqüelas de traumas e cirurgias; doenças mentais,  distúrbios psicológicos, comportamentais, de aprendizagem e linguagem, deficiência visual, auditiva, dificuldades escolares tais como déficit de atenção, hiperatividade. E também para pessoas saudáveis com problemas de postura, insônia e stress.

c003

A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante e a meta funcional motora é desenvolver capacidades funcionais que permitam sua independência nas atividades de vida diária e reintegração sócio familiar.

Os outros programas são Reeducação Equestre, Pré-esportivo e Hipismo Adaptado, onde o paciente é conduzido à prática esportiva adaptada.

 

 

Informações:

http://equoterapia.org.br

www.chsa.com.br

http://www.facebook.com/profile.php? Id=100006374014864

 

Deixe o seu comentário

2 Comentários

  1. Ruth Carvalho disse:

    Adorei a materia. Fico feliz que minhas duas filhas estão tendo aulas de equitação. Ambas satisfeitas e sempre prontas para a próxima aula.

  2. Marisa Chagas Luz disse:

    Embora nunca tenha me dedicado a atividades equestres, sempre fui grande admiradora de equitação e hipismo como esportes, e conhecedora da interação cavalo/cavaleiro. Mas é a primeira vez que leio sobre Equoterapia e as incríveis possibilidades de melhoria que oferece a pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência, física ou mental. Inteligente e Importante matéria abordada neste artigo, Doriana. Continue este maravilhoso trabalho! Parabéns!




Outras matérias

DIETA DA FELICIDADE

Todo mundo sabe que comer nos deixa felizes. Especialmente pizza...

AÇAFRÃO DA TERRA : Benefícios para a saúde

  Você conhece o açafrão da terra? Também chamado de...

EQUOTERAPIA

Uma das terapias que fazem uso dos animais, é a...

Studio Vincenzo

por Márcia Atui   Conheci o Vincenzo Soccio em 2005,...

Ballet Fit

por Márcia Atui O Ballet Fitness, febre nas academias de...

Sono Perfeito

Quem não sonha em ter uma noite bem dormida, daquelas...

Shiatsu: Saúde e Bem estar

Shiatsu, é uma terapia corporal oriental que tem suas origens...

Conexão Corpo e Mente

“Trate seu corpo como um templo. Seu corpo precisa ser...

Movimentos Integrativos

“Atrás da Genética e do Condicionamento da Bio-Mecânica existe Você.”...