Assine nossa newsletter:

Ser

Animais de Estimação: os benefícios que trazem aos homens

23 de setembro de 2016 por Doriana Campos . 0 Comentários

por Márcia Atui

 

Não é de hoje que os bichos fazem parte da vida dos humanos. Seja como alimento, força de trabalho ou simplesmente como companhia. Os pets, animais de estimação, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. É essa relação que há anos cientistas estudam, pontuando os benefícios que os animais podem trazer para a saúde física e psíquica das pessoas.

Estudos indicam que a interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resultando na diminuição dos níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estado de alerta e também conhecido como o “hormônio do estresse”, que causa diversos problemas à saúde quando em níveis elevados na corrente sanguínea. Além disso, a troca afetiva entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação de serotonina e dopamina, os responsáveis pela sensação de prazer e alegria. O bem-estar reduz os níveis de adrenalina, relacionado ao aumento da pressão arterial e liberação da acetilcolina. Esse neurotransmissor está envolvido no estado de tranquilidade, na diminuição de pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, além de desempenhar um importante papel nas funções cognitivas, como a aprendizagem.

 

foto01

 

Extremamente benéficos para todos e especialmente para idosos, doentes e crianças, animais de estimação distraem, ajudam a relaxar a mente e o corpo diminuindo a ansiedade e depressão.

Principalmente os cachorros, melhores amigos do homem, requerem convívio com outros cães para manutenção da sua qualidade de vida, e isso é um estimulo para que os donos freqüentem lugares que favoreçam a interação social, fazendo com que a sensação de solidão seja amenizada.

 

foto02

 

A infância é uma etapa da vida repleta de aprendizados, e um animal de estimação pode ajudar no aprendizado de valores como respeito, cuidado e responsabilidade, alem de ser companheiro para momentos de diversão e brincadeiras.

Na terceira idade, que é uma etapa em que é comum um maior afastamento dos familiares e isolamento social devido ao ritmo mais desacelerado de vida, o animal é o companheiro ideal de todas as horas, sempre disponível para oferecer carinho e companhia, além de contribuir para o resgate da sensação de prazer relacionada ao cuidado com o outro (alimentação, cuidados com a saúde e higiene etc.).

 

foto03

 

Ao sentir o carinho, o amor e a atenção do pet, o dono se dá conta de quanto é importante para a vida de seu animal, sentindo se mais importante e confiante em suas próprias capacidades. 

Como os animais não julgam  e não tem preconceitos, oferecem um amor incondicional e uma troca afetiva que muitas vezes não encontramos na sociedade.

 

foo04

 

E então??Você também gostaria de ter um animal de estimação? Vale a pena! Por que não adotar um? Veja os endereços de ONGS para adoção em nosso post Adotar um cachorro é tudo de bom

 

foto05

 

Deixe o seu comentário

0 Comentários




Outras matérias

ONG Banco de Alimentos

Por Márcia Atui Outro dia, lendo a revista Vogue, me...

SUCESSO FINANCEIRO & ESPIRITUALIDADE

  É difícil acreditar em abundância e infinitas possibilidades quando...

MINDFULNESS: o poder do agora

Nos dias de hoje, neste mundo complexo, em constante mudança...

MEDO x CORAGEM

  A maioria das pessoas não percebe, mas, quando se...

Animais de Estimação: os benefícios que trazem aos homens

por Márcia Atui   Não é de hoje que os...

Abundância

“Não deveria haver um hiato entre a abundância da natureza...

Adotar um cachorro é tudo de bom

por Márcia Atui Amo cachorros!!! Adoro!!!! Já tive muitos, todos...

Intuição

“Depois de conhecer a arte de ouvir sua intuição você...

Promessas para 2016. Por que é tão difícil mudarmos hábitos?

“Nunca é tarde para sermos a pessoa que gostaríamos de...